Copyright ©2010 Nupep - Núcleo de Urologia Pediátrico

FELLOWSHIP EM UROLOGIA PEDIÁTRICA / ESTÁGIO

O programa de fellowship em urologia pediátrica do Núcleo de Urologia Pediátrica (NUPEP - CACAU ), é destinado àqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos nesta área.

Após realizar dois anos de residência médica em cirurgia geral e mais três anos de residência em urologia, o interessado deve complementar seu treinamento, dedicando-se ao estudo em urologia pediátrica. Com os recentes avanços nesta área e a sua amplitude, o conhecimento adquirido durante o treinamento generalista tem sido insuficiente para vivenciar com desenvoltura e segurança a abordagem das patologias urológicas pediátricas.

 

Nosso fellowship tem a duração de um ano, em período integral, e oferece a rara oportunidade de aliar o treinamento prático com o científico em um programa totalmente voltado para o fellow. À sua disposição estão 5 urologistas pediátricos experientes, que se dividem para supervisão constante, atuando desde o atendimento clínico ambulatorial até o cirúrgico, em hospitais exclusivos para o fellowship, sem a presença de médicos residentes.

 

Fazem parte do NUPEP, orientando o fellow, os urologistas pediátricos:

Dr. Antônio Macedo Jr (chefe do grupo)

Dr. Gilmar Garrone

Dr. Riberto Liguori

Dr. Sergio Ottoni

Dr. Bruno Leslie

 

 

Dra. Marcela Leal da Cruz

 

Além disso, o fellow tem a oportunidade de acompanhar o trabalho multiprofissional do grupo, com a participação de enfermeiros especializados, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de acompanhar a realização e discutir os laudos de estudos urodinâmicos. Conta ainda com aqueles que já concluíram seus cursos ou aperfeiçoamentos, transferiram-se para outros centros de trabalho, mas continuam com atividades ligadas à Urologia Pediátrica e preservam um estreito relacionamento médico, científico, ou didático.

 

A programação semanal inclui atendimento ambulatorial supervisionado de segunda a quinta-feira pela manhã, seguidos de cirurgias de segunda a quarta-feira ainda pela manhã, no AME Maria Zélia e no Hospital Vila Maria (Vereador José Storopolli). Na quinta-feira, o fellow participa da sessão geral, e na sexta-feira da sessão do NUPEP, ambos com discussão de casos clínicos e discussão de artigos científicos. Nas terças e quintas, à tarde, e sextas, pela manhã, acompanha as cirurgias privadas do Prof. Antônio Macedo Jr., em grandes hospitais como o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Pediátrico Sabará e Hospital São Luis. Às quartas-feiras, à tarde, participa do ambulatório de pré-transplante pediátrico do Hospital do Rim. (ver tabela)

 

Além da atuação prática, o fellow tem a oportunidade de participar dos trabalhos científicos em andamento na instituição, que faz-se também representar internacionalmente através de seu órgão oficial de publicações científicas, indexada no PubMed/Medline, o “Journal of Pediatric Urology”, uma publicação bimensal da Elsevier e a única revista científica com conselho editorial exclusivamente dedicada à urologia pediátrica. O NUPEP é hoje um dos principais serviços em produção científica em sua área na América Latina e nos estudos científicos, o fellow participa de todo o processo, aprendendo e atuando em todas as fazes.

 

O NUPEP, hoje, conta com vários participantes em posição de destaque e liderança integrando universidades e hospitais com residência médica distribuídos por diversas localidades brasileiras, sendo em sua maioria egressos do programa de fellowship.

 


Para maiores informações quanto às datas de inscrição e critérios de seleção entre em contato conosco pelo email cacau.uro@hotmail.com e programe uma visita para conhecer o Núcleo de Uropediatria do NUPEP.

 

 

FELLOWSHIP

 

 

Estágio em Urologia Pediátria - NUPEP / CACAU

 

O estágio é disponibilizado aos residentes de outras instituições que desejam vivenciar a experiência de acompanhar um serviço voltado para o tratamento das patologias urológicas infantis. A abordagem do paciente pediátrico possui características próprias no contato com a criança e na relação com os pais, além de considerar anomalias e diagnósticos diferenciais específicos da faixa etária.

Em nosso programa de estágio, que habitualmente tem duração de 3 meses, o residente estagiário tem a oportunidade de participar de forma intensa de todas as atividades do grupo. A programação semanal é semelhante à do fellowship (ver tabela) e após este período o residente estagiário é capaz de diagnosticar e estabelecer a abordagem inicial das patologias mais comuns em urologia pediátrica.

Durante o treinamento, o residente pode ainda participar dos trabalhos científicos em andamento e, dependendo do seu interesse, ser autor ou co-autor de artigos publicados em revistas indexadas internacionais.

Para maiores informações, envie um email para cacau.uro@hotmail.com contendo seu nome, ano de residência, instituição e período de interesse. Faremos o possível para conciliar com os períodos disponíveis.


Núcleo de Urologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina NUPEP NUPEP